• Dr. Douglas Kind Eleutério

Tratamento para a obesidade


Como é o tratamento para a obesidade? O ser humano, que durante sua evolução sempre precisou ser ativo fisicamente, vive hoje em um meio que o condiciona a um estilo de vida propício ao sedentarismo, alimentação inadequada e doenças crônicas. Assim, o sobrepeso e a obesidade atingem níveis pandêmicos. Dados com base em avaliações de adultos sugerem que o ganho de peso vem piorando continuamente ao longo da últimas décadas. As prevalências estão próximas de 50% para sobrepeso e de 20% para obesidade na população brasileira. O grande problema disso é que a obesidade é um importante fator de risco para causas de mortalidade, como doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias, entre outros, além de gerar uma estigmatização importante do paciente com excesso de peso. Como Endocrinologista, vejo que as mudanças comportamentais e tratamentos medicamentosos muitas vezes não surtem o efeito desejado, que é a perda sustentada de peso no longo prazo. Parte deste insucesso se deve ao fato de que a obesidade, muitas vezes não é encarada como uma doença, que precisa de tratamento intensivo e multiprofissional.

Como diagnosticar o sobrepeso e a obesidade? Deve ser realizada a aferição de medidas antropométricas em consultório, como a determinação do IMC e circunferência abdominal, além de bioimpedância em casos selecionados. Como tratar o sobrepeso e a obesidade? Por se tratar de um problema multifatorial, o excesso de peso deve ser abordado em múltiplas frentes.

O sucesso na perda de peso depende de mudanças graduais e profundas no estilo de vida. É um processo que depende de:

  • Acompanhamento nutricional.

  • Plano de atividades físicas.

  • Tratamento psicoterápico.

  • Tratamento medicamentoso quando indicado.

Além destes 4 pilares, o paciente deve ter em mente que o tratamento requer tempo e que a ansiedade para a perda de peso apenas atrapalha o processo, pois requer um mudanças de hábitos que, na maioria das vezes, não ocorrem do dia para a noite. O excesso de peso é algo que te incomoda? Agende uma consulta com um profissional capacitado a ajudá-lo no processo de controle do peso.


Este Blog é de caráter informativo. Nenhuma informação dos textos deve ser considerada indicação médica. Dados científicos podem variar conforme a fonte ou o momento de sua publicação. Para esclarecer suas dúvidas ou buscar tratamento, procure um médico.