• Dr. Douglas Kind Eleutério

Musculação ajuda a perder peso?


Segundo um estudo recente, parece que sim. E o que é mais incrível é a forma como isto acontece.


Descobertas recentes sugerem que os exercícios de resistência, como a musculação, têm benefícios exclusivos para a perda de gordura.


O estudo "Mechanical overload-induced muscle-derived extracellular vesicles promote adipose tissue lipolysis" descobriu que o exercício de resistência regula o metabolismo das células de gordura em um nível molecular.


Como isto acontece?


Parece que em resposta à carga mecânica as células musculares liberam vesículas extracelulares, que dão instruções aos adipócitos (células que armazenam gordura) para entrar no "modo de queima".


Pensava-se que tais vesículas extracelulares serviam apenas para a célula eliminar proteínas, lipídios ("gorduras") e outros compostos, mas recentemente os cientistas descobriram que eles também desempenham um papel na comunicação intercelular.


O estudo adiciona uma nova dimensão à forma como o músculo esquelético se comunica com outros tecidos usando vesículas extracelulares.


O resultado disto?


É que foi demonstrado que o treinamento com pesos promove adaptações metabólicas no tecido adiposo, o que é crucial para determinar os resultados metabólicos de todo o corpo. A capacidade das vesículas extracelulares induzidas por exercícios de resistência de melhorar o metabolismo da gordura tem implicações clínicas significativas.


Este achado reforça a ideia de que a perda de peso depende de alterações profundas no estilo de vida.