• Dr. Douglas Kind Eleutério

"Modulação hormonal" - Você está sendo enganado

Atualizado: Ago 29


"NÃO EXISTE ESPECIALISTA EM MODULAÇÃO HORMONAL" - Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


A "especialidade" intitulada "modulação hormonal" não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.


O que vemos hoje - em um mundo em que o apelo estético e a necessidade de ganho em performance esportiva estão em níveis assustadores - é o surgimento de "médicos" e outros profissionais autointitulando-se especialistas em "modulação hormonal".


Na prática, eles se utilizam de um termo que torna o velho conhecido doping ("bomba" para alguns) algo menos assustador e mais atraente. O fato de vir associado a um rótulo de especialista, faz parecer com que a prática é liberada e legalizada.


Vamos ver alguns esclarecimentos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) sobre isso?

  • Não existe Especialista em Reposição Hormonal e não é reconhecida, pelo Conselho Federal de Medicina, especialidade intitulada “Modulação Hormonal”.


  • A reposição hormonal é um ato médico e somente pode ser feita por profissionais médicos. A especialidade que trata de alterações hormonais é a Endocrinologia e Metabologia.


  • A reposição de qualquer hormônio deve ser feita baseada na deficiência do mesmo, com acompanhamento médico especializado, observando-se riscos e benefícios do uso;


  • Não há respaldo na literatura médica para uso de preparações hormonais com intuito de retardar o envelhecimento;