• Dr. Douglas Kind Eleutério

Hipotireoidismo engorda?


É algo muito comum nos consultórios de Endocrinologista a queixa em relação ao excesso de peso. E boa parte dos pacientes deseja uma avaliação da função tireoidiana, pois atribuem ao hipotireoidismo o excesso de peso.


Sabemos que na grande maioria das vezes a tireoide não é o motivo do sobrepeso e da obesidade, que são doenças multifatoriais com causas complexas e, muitas vezes, obscuras.


Mas o que podemos falar sobre a função tireoidiana neste cenário? Será que há alguma influência no ganho de peso?


Parece que sim.


Pacientes com hipotireoidismo podem sim ganhar peso devido à desaceleração da atividade metabólica.


Parte deste ganho de ganho é gordura e parte é retenção hídrica.


Mas veja bem, os estudos sugerem que o ganho de massa gorda é geralmente modesto, sendo a obesidade acentuada em decorrência apenas do hipotireoidismo algo incomum.


O aumento das concentrações séricas do TSH dentro da faixa normal também foi associado a um aumento modesto no peso corporal em adultos, mas o tratamento neste cenário e até mesmo o tratamento do hipotireoidismo subclínico não parecem estar associados à perda de peso.


Vamos ver o que dizem alguns estudos?

  • Um estudo com 4082 participantes avaliou os níveis de TSH em comparação com o IMC realizando ajustes necessários para eliminar possíveis fatores de confusão. Este estudo encontrou uma associação positiva entre IMC e níveis de TSH. A diferença de IMC entre o grupo de TSH mais alto e o de TSH mais baixo foi de 1.9kg/m², correspondendo a uma diferença de 5.5kg em mulheres. De forma similar um TSH mais alto foi associado a maior ganho de peso em um período de 5 anos.

  • Outro estudo avaliou a evolução do peso associada aos níveis de TSH dentro da faixa normal de referência. Este estudo encontrou que um aumento na concentração de TSH durante o acompanhamento foi positivamente associado ao ganho de peso em mulheres e homens. Tal achado levanta a possibilidade de que aumentos modestos nas conc