
Dr. Douglas Kind Eleutério
Hipotireoidismo engorda?

É algo muito comum nos consultórios de Endocrinologista a queixa em relação ao excesso de peso. E boa parte dos pacientes deseja uma avaliação da função tireoidiana, pois atribuem ao hipotireoidismo o excesso de peso.
Sabemos que na grande maioria das vezes a tireoide não é o motivo do sobrepeso e da obesidade, que são doenças multifatoriais com causas complexas e, muitas vezes, obscuras.
Mas o que podemos falar sobre a função tireoidiana neste cenário? Será que há alguma influência no ganho de peso?
Parece que sim.
Pacientes com hipotireoidismo podem sim ganhar peso devido à desaceleração da atividade metabólica.
Parte deste ganho de ganho é gordura e parte é retenção hídrica.
Mas veja bem, os estudos sugerem que o ganho de massa gorda é geralmente modesto, sendo a obesidade acentuada em decorrência apenas do hipotireoidismo algo incomum.
O aumento das concentrações séricas do TSH dentro da faixa normal também foi associado a um aumento modesto no peso corporal em adultos, mas o tratamento neste cenário e até mesmo o tratamento do hipotireoidismo subclínico não parecem estar associados à perda de peso.
Vamos ver o que dizem alguns estudos?
Um estudo com 4082 participantes avaliou os níveis de TSH em comparação com o IMC realizando ajustes necessários para eliminar possíveis fatores de confusão. Este estudo encontrou uma associação positiva entre IMC e níveis de TSH. A diferença de IMC entre o grupo de TSH mais alto e o de TSH mais baixo foi de 1.9kg/m², correspondendo a uma diferença de 5.5kg em mulheres. De forma similar um TSH mais alto foi associado a maior ganho de peso em um período de 5 anos.
Outro estudo avaliou a evolução do peso associada aos níveis de TSH dentro da faixa normal de referência. Este estudo encontrou que um aumento na concentração de TSH durante o acompanhamento foi positivamente associado ao ganho de peso em mulheres e homens. Tal achado levanta a possibilidade de que aumentos modestos nas concentrações séricas de TSH dentro da faixa de referência possam estar associados ao ganho de peso.
Então parece haver uma associação entre hipotireoidismo e ganho de peso, mas isto é algo modesto e muitas vezes está dentro de um contexto multifatorial, que envolve hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo.
O tratamento para sobrepeso e obesidade deve partir de uma avaliação médica e nutricional criteriosa, buscando causas tratáveis.
Dúvidas? Agende consulta com médico capacitado.
Fonte: UpToDate.
Este Blog é de caráter informativo. Nenhuma informação dos textos deve ser considerada indicação médica. Dados científicos podem variar conforme a fonte ou o momento de sua publicação. Para esclarecer suas dúvidas ou buscar tratamento, procure um médico.