• Dr. Douglas Kind Eleutério

Dieta DASH - A dieta do coração saudável


O que é dieta DASH?


A dieta DASH (de "Dietary Approaches to Stop Hypertension" ou "abordagens dietéticas para parar a hipertensão" em tradução livre), foi desenvolvida para fazer exatamente isso: parar (ou prevenir) a hipertensão arterial sistêmica.


Ganhou fama por se tratar de um padrão alimentar com importante impacto sobre a prevenção e redução da progressão de doenças cardiovasculares.


É considerada a campeã para uma melhor saúde cardiovascular entre as modalidades de dieta, empatando apenas com a dieta mediterrânea.


Como funciona a dieta DASH?


Ela enfatiza os alimentos historicamente considerados saudáveis, como frutas, verduras, legumes, grãos inteiros, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura e alimentos que são ricos em nutrientes que reduzem a pressão arterial, como potássio, cálcio, proteínas e fibras.


Além disso, desestimula o consumo de alimentos com alto teor de gordura saturada, como carnes gordurosas e laticínios integrais bem como bebidas adoçadas e doces. O consumo de sódio deve ser limitado a um máximo de 2.3g por dia, podendo chegar a uma redução de até 1.5g por dia.


Quais são as vantagens da dieta DASH?


Ela está associada à:

  • Redução da pressão arterial.

  • Redução do risco de eventos cardíacos adversos.