• Dr. Douglas Kind Eleutério

Anticoncepcional engorda?


Sabemos que o ganho de peso é uma preocupação para muitas mulheres, especialmente aquelas que já estão acima do peso ou obesas.


E frequentemente recebo pacientes no consultório relacionando o começo de um processo de ganho de peso ao início do uso de métodos contraceptivos hormonais. Algumas chegam a interromper o uso ou trocam de métodos buscando a perda de peso.


Mas será verdade esta associação? Ou apenas uma coincidência ruim? Afinal de contas, vemos também inúmeras pacientes que utilizam anticoncepcionais hormonais e não ganham peso.


A história por trás da associação entre contraceptivos e ganho de peso


O início da era dos anticoncepcionais foi marcado por formulações orais com alta dosagem de hormônios. Eles causavam retenção hídrica (inchaço) com consequente ganho de peso. Os anticoncepcionais modernos geralmente têm baixa dosagem hormonal.


O que diz a ciência sobre isso?


Há boas evidências de que o uso de contraceptivos hormonais combinados, pílulas de progestágeno, dispositivos intrauterinos e implantes hormonais não está associado a ganho de peso substancial.

  • Em um estudo que avaliou a exposição de 474 mulheres-anos ao Implanon (em que 68% delas tiveram pelo menos 1 ano de exposição) o aumento de peso ocorreu em 3,3%.

  • Em uma revisão de 49 estudos que avaliaram o associação entre o uso de contraceptivos combinados e excesso de peso não foi evidenciada nenhuma diferença substancial no peso após o uso. E a descontinuação não foi associada à perda de peso.

  • Alterações no peso corporal e na incidência de efeitos colaterais relacionados ao estrogênio com o uso de anticoncepcionais orais de baixa dosagem contendo 20mcg de etinilestradiol não foram demonstradas em estudos controlados com placebo.

Obs.: sobre o método de depósito de acetato de medroxiprogesterona (DMPA), embora os ensaios randomizados não tenham mostrado ganho de peso significativo nas usuárias, estudos observacionais relataram que adolescentes com sobrepeso e obesidade ganham mais peso ao usar este método do que ao usar anticoncepcionais orais.


Dúvidas sobre o tema? Agende consulta com médico capacitado.


Fonte: UpToDate.


Este Blog é de caráter informativo. Nenhuma informação dos textos deve ser considerada indicação médica. Dados científicos podem variar conforme a fonte ou o momento de sua publicação. Para esclarecer suas dúvidas ou buscar tratamento, procure um médico.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo