Purple - Gradiente azul

O que é o hipotireoidismo?

 

É uma síndrome caracterizada pela produção ou ação deficiente dos hormônios tireoidianos - T4 e T3 - com alentecimento dos processos metabólicos.

 

Geralmente ocorre por dano autoimune da tireoide e é mais comum em mulheres.

 

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

 

Muitos pacientes são assintomáticos ou pouco sintomáticos, e o diagnóstico frequentemente é feito após achados em exames de rotina.

 

Alguns dos sintomas mais comuns são alterações dos níveis de colesterol, pele seca, cabelos secos e quebradiços, ganho de peso leve a moderado, alterações de humor, depressão, cansaço, intestino preso, alterações menstruais, entre outros.

 

Entretanto, em casos graves, a falta de tratamento pode levar a alterações importantes no sistema cardiovascular e neurológico, podendo causar até mesmo coma e morte.

 

Como é feito o diagnóstico do hipotireoidismo?

 

O diagnóstico é feito após consulta médica por meio de exames laboratoriais, em que são dosados os hormônios que regulam a função tireoidiana. É importante, também, dosagem dos anticorpos para identificar a etiologia.

 

Como é feito o tratamento do hipotireoidismo?

 

O tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano. A dose é definida com base em características individuais dos pacientes, o que é avaliado por médico capacitado.

1 (1).webp

Hipotireoidismo

Endocrinologista em Belo Horizonte