Desert Road
  • Insta
  • Zap
  • logo8_6_211738
logo8_18_71733[1].png

ENDOCRINOLOGISTA EM BELO HORIZONTE

Estilo de vida saudável reduz risco de câncer

 

Um estilo de vida saudável parece reduzir a incidência de câncer inclusive naquelas pessoas com alto risco genético para neoplasias malignas. Foi o que mostrou um estudo publicado na Cancer Reserach em julho de 2021.

 

O estudo definiu "estilo de vida saudável" conforme características relacionadas a tabagismo, consumo de álcool, atividade física, índice de massa corporal e padrão alimentar.

 

Partindo disto, buscou avaliar até que ponto um alto risco genético de câncer pode ser compensado por bons hábitos de vida.

 

Resultados

 

O estudo encontrou que homens com alto risco de câncer e estilo de vida desfavorável apresentaram 2,99 vezes mais probabilidade de desenvolverem câncer do que aqueles de baixo risco de câncer e estilo de vida saudável. No grupo das mulheres, o valor foi de 2,38 vezes maior.

 

E comparando apenas os pacientes com alto risco de câncer entre si em um período de 5 anos, aqueles que mantiveram um estilo de vida saudável apresentaram uma redução da incidência de câncer 7,23% para 5,51% em homens e de 5,77% para 3,69% em mulheres.

 

Este estudo mostra que hábitos saudáveis podem modificar o risco de câncer mesmo naqueles com risco genético aumentado, o que sugere ser eficaz também para aqueles indivíduos sem risco.

 

Trata-se de uma forte evidência de que hábitos saudáveis têm um impacto positivo não apenas em relação às doenças metabólicas e cardiovasculares, mas também nas neoplásicas.

 

E você? Como anda seu estilo de vida?

 

Agende um médico capacitado para maiores orientações.

 

Data: 10/08/21

 

Fonte: Genetic Risk for Overall Cancer and the Benefit of Adherence to a Healthy Lifestyle (2021 American Association for Cancer Research).

Este Blog é de caráter informativo. Nenhuma informação dos textos deve ser considerada indicação médica. Dados científicos podem variar conforme a fonte ou o momento de sua publicação. Para sanar suas dúvidas ou buscar tratamento, procure um médico.

logo8_15_195029[1].png

Dr. Douglas Kind Eleutério

Endocrinologia e Metabologia

Endocrinologista em Belo Horizonte