Purple - Gradiente azul
Homem que olha a névoa

Endocrinologia masculina

Hipogonadismo: o que é?

Trata-se da diminuição de qualquer uma das funções principais dos testículos: produção de testosterona e de espermatozoides.

Quem deve receber reposição de testosterona?

A testosterona deve ser administrada apenas a um homem com hipogonadismo, que é evidenciado por sinais e sintomas clínicos consistentes com a deficiência e uma concentração de testosterona sérica distintamente abaixo do normal.

 

Aumentar a concentração de testosterona sérica em um homem com sintomas sugestivos de hipogonadismo, mas cuja concentração de testosterona já é normal, não aliviará esses sintomas e não está indicado.

Eu posso usar testosterona para ganho de massa muscular?

Reposição de testosterona para pacientes com deficiência é diferente de "ciclar" com testosterona. As chamadas "bombas" e as "terapias pós-ciclo" (TPCs) são totalmente contraindicadas, pelos riscos e complicações de longo prazo. Nesta modalidade, os usuários e "médicos" que prescrevem buscam níveis suprafisiológicos com objetivo de ganho de força e massa muscular.

Endocrinologista NÃO prescreve "bomba".

Reposição de testosterona em idosos: controversa!

Conforme os homens envelhecem, suas concentrações séricas de testosterona diminuem.

 

Diferenciar os sintomas da testosterona baixa dos sintomas normais do envelhecimento nem sempre é fácil.

Estudos recentes mostram que aumentar os níveis de testosterona de homens mais velhos com baixo nível de testosterona traz alguns benefícios em grau modesto, mas nenhum estudo avaliou isto por tempo suficiente para determinar os riscos desta reposição, o que torna controverso o tratamento de homens mais velhos com testosterona baixa sem nenhuma razão identificável além da idade.

 

No entanto, alguns especialistas argumentam que pode haver um papel para a terapia com testosterona em pacientes selecionados, após discussão explícita de riscos e benefícios e descartadas contraindicações.

 

Você tem alguma dúvida em relação a estas informações?

 

Agende uma consulta com um Endocrinologista capacitado.

logo8_15_195029[1].png

Dr. Douglas Kind Eleutério

Endocrinologia e Metabologia

Endocrinologista em Belo Horizonte