Purple - Gradiente azul
1(1).webp

Diabetes

O que é o diabetes?

 

O diabetes mellitus é um grupo de distúrbios caracterizados pela elevação do açúcar (glicemia) no sangue.

 

Quais são os sintomas do diabetes?

 

Em níveis baixos a moderados pode ser assintomática, levando a atraso no diagnóstico e lesão de órgãos sensíveis à elevação da glicemia. Em níveis muito elevados podem surgir excesso de sede, excesso de micção (urina), perda de peso e aumento do apetite.

 

Quais são os riscos do diabetes?

 

As complicações podem ser agudas (cetoacidose diabética, estado hiperosmolar) ou crônicas, que incluem doença renal, cardiovascular, lesões em membros inferiores, lesões nas retinas, déficits neurológicos, entre outros.

 

O diabetes está entre as principais causas de morte no mundo, na maioria das vezes devido ao atraso no diagnóstico e à falta de tratamento adequado.

 

Quais são as principais causas do diabetes?

 

  • Dificuldade do pâncreas de produzir insulina de forma adequada.

  • Incapacidade de atuação adequada da insulina dentro do organismo.

 

Quais são os tipos mais comuns de diabetes?

 

  • Diabetes tipo 1: ocorre por dificuldade do pâncreas em produzir insulina suficiente por dano às células beta (as células do pâncreas que produzem insulina). É o chamado "diabetes juvenil", autoimune.

  • Diabetes tipo 2: 90% dos casos, ocorre por resistência à ação da insulina e, progressivamente, dificuldade do pâncreas em produzir insulina. Muito associado à obesidade e história familiar de diabetes.

  • Diabetes gestacional: ocorre em mulheres grávidas. Tem associação com predisposição ao diabetes e alterações hormonais provocadas pela própria gestação.

 

Problemas com os níveis de açúcar no sangue?

 

Agende um Endocrinologista capacitado.

 

Quer saber mais sobre diabetes?

Endocrinologista em Belo Horizonte